DESIGN “UM DOS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS DOS PROJETOS DE NEUTRA É A RELAÇÃO INDEFINIDA ENTRE INTERIOR E EXTERIOR.” Dois terços de Wuppertal, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, situado no oeste da Alemanha, são constituídos de parques e bosques, o que faz dela a cidade mais verde do país. É uma parte aprazível do mundo, embora um tanto comum, e provavelmente não seria o primeiro lugar onde você procuraria um exemplo de arquitetura mid-century modern – o tipo de edifício prateado de vidro e aço que, normalmente, você encontraria empoleirado no alto de uma ribanceira de Los Angeles ou abrigado entre as rochas monolíticas e os cactos espinhentos de alguma paisagem lunar do deserto californiano. Mas faça uma curta viagem de carro a partir do centro de Wuppertal (embora seja tentador fazer um trajeto mais longo com nosso esplêndido Range Rover Velar), pegue uma estrada sinuosa na floresta, e este canto despretensioso da Alemanha ocidental fará surgir uma surpresa. Aqui, escondida atrás de uma densa paliçada de árvores e cercas vivas, encontra-se uma de apenas oito residências construídas na Europa pelo famoso arquiteto modernista Richard Neutra. Figura central da arquitetura moderna, Neutra, nascido na Áustria, mudou-se para Los Angeles no início da década de 1920, atraído pelos espaços abertos da cidade, pelo sol abundante e pela sensação de liberdade. Trabalhou por pouco tempo para o visionário arquiteto Frank Lloyd Wright antes de abrir o próprio escritório em 1929. Foi nesse período que Neutra projetou e construiu, em Los Angeles, a Lovell Health House, considerada ainda hoje uma das casas mais importantes do século 20. Baseada na tecnologia dos primórdios dos arranha-céus e primeira residência norte-americana feita de aço, a Lovell House causou um grande impacto no meio arquitetônico. Além disso, ela transformou Neutra em um nome internacional. Nos 40 anos seguintes, Neutra, muitas vezes trabalhando em conjunto com o filho Dion, projetou e construiu mais de 300 casas e edifícios, a grande maioria na costa oeste dos EUA. Com projetos que dedicavam bastante atenção à luz e às vistas, Neutra se preocupava muito em atender às necessidades de seus clientes. O que eles faziam? Como conviviam socialmente? O que queriam ver e ouvir? De fato, um dos princípios essenciais dos projetos de Neutra era que a relação entre interior e exterior deveria ser indefinida – um terraço separado do espaço interno por uma parede de vidro deslizante, tentativa de trazer o ambiente externo para dentro e vice-versa. “Eu diria que o ‘contato com a natureza’ caracteriza um projeto de Neutra tanto quanto qualquer outra coisa”, sorri Dion Neutra, que, aos 92 anos, ainda administra o escritório Neutra em Los Angeles. “A ideia é sempre restabelecer isso em qualquer um dos nossos projetos.” Restabelecer o “contato com a natureza” talvez tenha sido uma proposta mais gélida na Europa, mas, entre 1960 e a morte de Richard Neutra em 1970, pai e filho trabalharam juntos no projeto e construção de quatro residências de luxo na Suíça, três na Alemanha e uma na França. “As pessoas começaram a nos pedir para projetar casas para elas”, diz Dion. “Não tenho certeza do que levou a isso. Todas essas criações (europeias) resultaram da iniciativa desses proprietários, que tinham ouvido falar de nós e gostado do que tinham visto.” Entre essas pessoas estavam os Kemper, casal dono de uma bem-sucedida fábrica de espartilhos em Wuppertal, que queria muito ter um gosto do novo estilo de vida da costa oeste dos EUA. Em 1963, eles contataram os Neutra, que começaram a procurar um lote adequado na área. Uma vez encontrado o À direita: os proprietários Manfred e Sarah Hering equiparam a Kemper House de forma compatível com sua estética de design singular 36
ARCTIC ADVENTURE 37
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