Aufrufe
vor 2 Jahren

ONELIFE #36 – Brazilian

  • Text
  • Rover
  • Carro
  • Primeiro
  • Rovers
  • Anos
  • Mundo
  • Motor
  • Primeira
  • Aventura
  • Jaguar
Land Rover’s Onelife magazine showcases stories from around the world that celebrate inner strength and the drive to go Above and Beyond. This special issue of Onelife marks Land Rover’s 70th anniversary – a celebration of unparalleled achievement and pioneering innovation. We bring you the incredible story of how we reunited an original 1948 car with its former owners, as well as looking back at Land Rover vehicles’ most intrepid expeditions around the globe.

O MUNDO DA AVENTURA A

O MUNDO DA AVENTURA A pesquisa científica pode ter sido a inspiração das expedições pioneiras, como as empreendidas pela primeira vez por Land Rovers das Séries originais e Defenders. No entanto, no decorrer das décadas, foi o espírito de aventura, coragem e resiliência partir simplesmente para provar que algo pode ser feito que moveu novas gerações de exploradores a se superar e realizar feitos notáveis. Uma roda em volta de uma fogueira nas dependências nevadas do Castelo de Eastnor, perto de Ledbury, é a oportunidade perfeita para conversamos com um grupo seleto que sabe mais do que a maioria das pessoas sobre esse espírito aventureiro: Iain Chapman, participante e diretor-executivo do Camel Trophy por uma década, Simon Day e Niki Davies, que foram os cérebros por trás do G4, evento que o sucedeu, e Phil Jones, instrutor sênior da Land Rover Experience. Eles vieram a Eastnor para se reencontrar com seu trabalho e, especialmente, com os veículos que vieram a conhecer e amar como parceiros de confiança ao longo dos anos. Iain Chapman é um escocês durão e direto, um ex-militar e motorista aficionado, amplamente reconhecido como um dos líderes de expedição mais experientes do planeta. Compreensivelmente, ele tem orgulho do fato de que, ainda hoje, o Camel Trophy é visto por muitas pessoas como o evento definitivo em termos de aventura com veículos. “Eu herdei um formato de ‘1.000 milhas de aventura’, mas logo estávamos fazendo jornadas de 1.600 milhas”, diz ele, inclinando-se para fora da janela do hoje emblemático Discovery 1 com pintura “Sandglow”, mantido em seu estado original, com adesivos do Camel Trophy em amarelo e preto veículo que, para muita gente, virou sinônimo da própria competição. “Os carros estavam à altura, os competidores adoraram e a imprensa ficou contente. A aventura se tornou a norma.” Lançado em 1980 com três equipes alemãs percorrendo a célebre Rodovia Transamazônica, o Camel Trophy logo ficaria conhecido como as “Olimpíadas dos 4x4”. Como competição, ela recompensava o trabalho em equipe e a resiliência e levava os participantes a alguns dos terrenos mais inóspitos do mundo. O desafio era levar a capacidade humana e automotiva até o limite. Não foi à toa que a Land Rover viu aí um espírito em comum e passou a patrocinar o evento em 1981. Chapman foi convidado a assumir a administração da competição em 1987 e continuaria responsável por ela por mais de uma década. Em quase todos os países que visitava para organizar os eventos, ele fazia uso de conexões militares, de modo que seu currículo veio bem a calhar. “Os contatos eram feitos frequentemente por canais diplomáticos, muitas vezes no nível do primeiro-ministro”, ele recorda. “E, quando não tínhamos sucesso, o próximo contato Acima: O Camel Trophy mostrando por que passou a ser considerado o evento de aventura com veículos definitivo. Acima, à direita: Niki Davies, diretora de eventos do G4, Simon Day, diretor de competições e logística do G4, e Phil Jones, instrutor sênior da Land Rover Experience, estiveram profundamente envolvidos nos eventos Land Rover G4 Challenge de 2003 e 2006. seria o general responsável pela região em questão. Alguns desses caras eram de dar medo!” VEÍCULO PREFERENCIAL Em 1990, o Camel Trophy chegou à Sibéria, num evento inédito que foi viabilizado sob a administração de Chapman, graças, em especial, a seus contatos militares. Mas essa não foi a única novidade. Aquele ano da Glasnost e da Perestroika também testemunhou o lançamento de um novo veículo: o Land Rover Discovery. O Discovery utilizava elementos básicos do Range Rover e continha os ingredientes de um veículo off-road extremamente capaz. O Camel Trophy proporcionou a ele o maior palco mundial possível para comprovar suas credenciais. Ele mostraria sua capacidade logo de cara. Ao chegar à longínqua cidade siberiana de Irkutsk, após uma jornada de mais de 1.600 quilômetros pelas terras incultas e nevadas da inclemente tundra russa, Chapman e equipe se sentaram para uma avaliação antes de voar de volta para casa. Os engenheiros da Land Rover informaram a empresa de que somente dois por cento das peças sobressalentes do veículo tinham sido utilizadas. As 98 por cento restantes estavam intactas, ainda nas embalagens plásticas em que tinham sido enviadas pela fábrica! E assim, de 1990 em diante, os Discoverys desempenhariam um papel central em cada Camel Trophy, à exceção do último evento com veículos, em 1998, que usou o Freelander. D I F Í C I L D E I M I TA R Uma década depois, o enormemente bem-sucedido Camel Trophy tinha fechado seu ciclo. Porém, a Land Rover preencheu a lacuna sem demora com o Land Rover G4 Challenge, em 2003. O primeiro evento foi realizado com participantes de 16 países diferentes em localidades nos Estados Unidos, na África do Sul e na Austrália ao longo de 28 dias. O vencedor foi o piloto de caça belga Rudi Thoelen, que celebremente negociou a troca de seu prêmio, um Range Rover zero quilômetro, por dois Defenders novos. O Land Rover G4 Challenge foi administrado cuidadosamente de modo a incluir uma condução off-road desafiadora, mas procurando minimizar o impacto ambiental. O foco estava tanto nos esportes ao ar livre quanto na pilotagem off-road. Parado em frente a um dos Discoverys do G4 com pintura “Tangiers Orange”, em plena neve de Eastnor, o ex-diretor de competições e logística Simon Day explica: “Um evento de aventura de marca única tinha de se destacar das competições com múltiplos patrocinadores. Devia ter uma atratividade e um visual únicos e FOTOS: GETTY IMAGES 60

RIGHT XXXXXX “ A AVENTURA COMEÇA POR UM SONHO, UMA INSPIRAÇÃO OU UM CAPRICHO DO DESTINO. ELA ESTÁ AÍ FORA, E S P E R A N D O P O R V O C Ê , E É A L G O ATEMPORAL.” S I M O N D A Y , D I R E T O R D O LAND ROVER G4 CHALLENGE ser considerado um substituto aceitável para o Camel. Precisava ser relevante.” Também devia ser autossuficiente e dar lucro, como revela a ex-diretora de eventos Niki Davies: “O G4 tinha de cobrir seus custos e, ao mesmo tempo, realçar as amplas capacidades de uma linha de produtos que é sinônimo de aventura, exploração e descoberta. Tenho o prazer de dizer que ele superou suas metas”. O segundo Challenge aconteceu em 2006 e passou por Tailândia, Laos, Brasil e Bolívia. O corredor de aventura sul- -africano Martin Dreyer venceu, dizendo: “O Land Rover G4 Challenge foi a melhor experiência da minha vida. Nada chega perto dele em termos de grandiosidade. Foi uma experiência de outro mundo”. A competidora australiana Alina McMaster acrescenta: “Não sei de nenhum outro evento em que você faz todos esses tipos de coisas. São várias coisas divertidas para fazer. Foi a competição perfeita”. O ESPÍRITO PERMANECE Hoje, o espírito aventureiro da Land Rover continua firme e forte, como mostram as ofertas globais da Land Rover Experience. Mas será que é o momento certo para a volta de um evento de aventura “puro”? Iain, Simon e Niki acreditam que sim. “Consigo ver um futuro para um evento como o Camel Trophy, mas baseado nas pessoas e num objetivo compreensível e respaldado pelo uso de um veículo 4x4. O futuro está nas pessoas, auxiliadas pelo carro”, diz Iain. Ele é apoiado por Niki, que agora coordena as atividades de marca em toda a Jaguar Land Rover do Reino Unido. “Hoje, a aventura está mais relevante do que nunca”, diz ela. Simon, que atualmente dirige uma bem-sucedida agência de eventos, completa: “A aventura não é definida pelo extremo. Ela começa por um sonho, uma inspiração ou um capricho do destino. Algo acontece, algo é concretizado, e uma história é criada. O ato final é contar, partilhar ou manter em segredo aqueles momentos que o afetam, que o transformam e que o definem juntamente com seus parceiros. A aventura está aí fora, esperando por você, e é algo atemporal”. Hoje, em pé ao lado dos veículos clássicos, é como se as competições nunca tivessem acabado, e há um quê de nostalgia no ar. O grupo parece estar pronto para saltar de volta para trás do volante e começar tudo de novo. A aventura, tudo indica, ainda está viva. DESCUBRA MAIS sobre essas extraordinárias expedições e os aventureiros por trás delas. Busque “Legends Reunited - Land Rover 70th Anniversary” no YouTube ou visite http://bit.ly/LandRover70 AVENTURA BENEFICENTE Comemorando hoje seu próprio 20º aniversário, o Fifty 50 Challenge foi um evento voluntário criado em 1998 por funcionários da Land Rover para celebrar o 50º aniversário da marca. O ambicioso objetivo era viajar por 50 países em 50 dias e angariar 50.000 libras esterlinas para o UNICEF. Dois integrantes de destaque Peter Crowley, ex-engenheiro-chefe da Land Rover, e o engenheiro Stuart Martin reencontraram-se com dois dos quatro veículos do Challenge em Eastnor, durante a exclusiva reunião de Onelife: “Goldilocks” (“Cachinhos Dourados”, em inglês), um Defender 110 cujo apelido remete à tinta dourada comemorativa do aniversário, e “Baby Bear”, um dos três Freelanders dos primórdios que participaram. Stuart Martin explica: “Trinta e um colegas tinham se oferecido para participar e, após meses de preparação depois do expediente, fizemos o evento acontecer. No fim, arrecadamos para o UNICEF o dobro da meta original e conseguimos visitar um total de 56 países. Foi uma maneira intensamente humana de comemorarmos o 50º aniversário da Land Rover e foi também uma aventura e tanto!” 61

XPLR Magazin 2020
Ludwig Beauty Winter 2020
M-Puls 3/20
LfA Magazin Herbst / Winter 2020
KPM Magazin 2020
BORA Magazin 01|2020 – Deutsch
SeeMagazin 2019
ONELIFE #38 – English
Jaguar Magazine 01/2018 – German
Jaguar Magazine 01/2018 – English
Jaguar Magazine 01/2018 – Dutch
Jaguar Magazine 01/2018 – Brasilian Portuguese
Jaguar Magazine 01/2018 – Arabic
Jaguar Magazine 01/2018 – American Englisch
Jaguar Magazine 01/2018 – Korean
Jaguar Magazine 01/2018 – Spanish
Jaguar Magazine 01/2018 – Italian
Jaguar Magazine 01/2018 – French
Jaguar Magazine 01/2018 – Japanese
Jaguar Magazine 03/2017 – Spanish
Jaguar Magazine 03/2017 – German
Jaguar Magazine 03/2017 – English
Jaguar Magazine 03/2017 – Japanese
Jaguar Magazine 03/2017 – French
Jaguar Magazine 03/2017 – Arabic
Jaguar Magazine 03/017 – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine 03/2017 – American English
Jaguar Magazine 03/2017 – Korean
Jaguar Magazine 03/2017 – Russian
Jaguar Magazine 03/2017 – Dutch
Jaguar Magazine 02/2017 – English
Jaguar Magazine 02/2017 – German
Jaguar Magazine 02/2017 – French
Jaguar Magazine 02/2017 – Italian
Jaguar Magazine 02/2017 – Arabic
Jaguar Magazine 02/2017 – Dutch
Jaguar Magazine 02/2017 – Korean
Jaguar Magazine 02/2017 – Russian
Jaguar Magazine 02/2017 – Spanish
Jaguar Magazine 02/2017 – Japanese
Jaguar Magazine 02/2017 – American English
Jaguar Magazine 02/2017 – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine 01/2017 – English
Jaguar Magazine 01/2017 – German Global
Jaguar Magazine 01/2017 – Dutch
Jaguar Magazine 01/2017 – French Global
Jaguar Magazine 01/2017 – Spanish
Jaguar Magazine 01/2017 – Chinese
Jaguar Magazine 01/2017 – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine 01/2017 – German Local
Jaguar Magazine 01/2017 – French Local
Jaguar Magazine 01/2017 – American
Jaguar Magazine 01/2017 – Italian Local
Jaguar Magazine 01/2017 – Italian Global
Jaguar Magazine 01/2017 – Japanese
Jaguar Magazine 01/2017 – Arabic
Jaguar Magazine 01/2017 – Korean
Jaguar Magazine 01/2017 – Russian
Jaguar Magazine DESIGN – English
Jaguar Magazine DESIGN – German
Jaguar Magazine DEISGN – French
Jaguar Magazine DESIGN – Dutch
Jaguar Magazine DESIGN – Russian
Jaguar Magazine DESIGN – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine DESIGN – Spanish
Jaguar Magazine DESIGN – Italian
Jaguar Magazine DESIGN – Japanese
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – English
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – German
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Belgian French
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Dutch
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – French
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Japanese
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Finnish
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Belgian Dutch
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Austrian
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – South African
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Spanish
Jaguar Magazine DYNAMIC – German Retail
Jaguar Magazine DYNAMIC – English
Jaguar Magazine DYNAMIC – German
Jaguar Magazine DYNAMIC – French
Jaguar Magazine DYNAMIC – Dutch
Jaguar Magazine DYNAMIC – Belgian Dutch
Jaguar Magazine DYNAMIC – Spanish
Jaguar Magazine DYNAMIC – Finnish
Jaguar Magazine DYNAMIC – Belgian French
Jaguar Magazine DYNAMIC – Japanese
Jaguar Magazine PERFORMANCE – English
Jaguar Magazine PERFORMANCE – German
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Dutch
Jaguar Magazine PERFORMANCE – French
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Finnish
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Spanish
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Belgian Dutch
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Belgian French
ONELIFE #38 – Taiwanese
ONELIFE #38 – Chinese
ONELIFE #38 – Arabic
ONELIFE #38 – Korean
ONELIFE #38 – Russian
ONELIFE #38 – Japanese
ONELIFE #38 – Spanish
ONELIFE #38 – US English
ONELIFE #38 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #38 – Dutch
ONELIFE #38 – Italian
ONELIFE #38 – French
ONELIFE #38 – English
ONELIFE #38 – German
ONELIFE #37 – Arabic
ONELIFE #37 – Korean
ONELIFE #37 – Japanese
ONELIFE #37 – Spanish
ONELIFE #37 – US English
ONELIFE #37 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #37 – Dutch
ONELIFE #37 – Italian
ONELIFE #37 – German
ONELIFE #37 – English
ONELIFE #36 – US English
ONELIFE #36 – English
ONELIFE #36 – Taiwanese
ONELIFE #36 – Russian
ONELIFE #36 – Dutch
ONELIFE #36 – Korean
ONELIFE #36 – Japanese
ONELIFE #36 – Italian
ONELIFE #36 – German Global
ONELIFE #36 – French
ONELIFE #36 – Spanish
ONELIFE #36 – Chinese
ONELIFE #36 – Brazilian
ONELIFE #36 – Arabic
ONELIFE #35 – Chinese
ONELIFE #35 – Arabic
ONELIFE #35 – Korean
ONELIFE #35 – Russian
ONELIFE #35 – Japanese
ONELIFE #35 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #35 – American English
ONELIFE #35 – Dutch
ONELIFE #35 – Italian
ONELIFE #35 – Spanish
ONELIFE #35 – German
ONELIFE #35 – English
ONELIFE #34 – Arabic
ONELIFE #34 – Korean
ONELIFE #34 – Russian
ONELIFE #34 – Japanese
ONELIFE #34 – Italian
ONELIFE #34 – American English
ONELIFE #34 – Spanish
ONELIFE #34 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #34 – Dutch
ONELIFE #34 – French
ONELIFE #34 – German
ONELIFE #34 – English
ONELIFE #33 – Arabic
ONELIFE #33 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #33 – Spanish
ONELIFE #33 – French
ONELIFE #33 – German
ONELIFE #33 – Italian
ONELIFE #33 – Japanese
ONELIFE #33 – Korean
ONELIFE #33 – Dutch
ONELIFE #33 – Russian
ONELIFE #33 – English
ONELIFE #33 – American English
LfA Magazin Herbst / Winter 2020
LfA Magazin Spezialausgabe Corona
LfA Magazin Herbst/Winter 2019
LfA Magazin Frühjahr/Sommer 2019
LfA Magazin Herbst/Winter 2018
LfA Magazin Frühjahr/Sommer 2018
LfA Magazin Herbst/Winter 2017
LfA Magazin Frühjahr/Sommer 2017
LfA Magazin Herbst/Winter 2016
LfA Magazin Frühjahr/Sommer 2016
BORA Magazin 01|2020 – Deutsch
BORA Magazine 01|2020 – English
BORA Magazin 02|2019 – Deutsch
BORA Magazin 01|2019 – Deutsch
BORA Magazine 01|2019 – English
BORA Magazine 01|2019 – Danish
BORA Magazine 01|2019 – Dutch
BORA Magazine 01|2019 – Swedish
BORA Magazine 01|2019 – Russian
BORA Magazine 01|2019 – Polish
BORA Magazine 01|2019 – Norwegian
BORA Magazine 01|2019 – Italian
BORA Magazine 01|2019 – French
BORA Magazine 01|2019 – Finnish
BORA Magazine 01|2019 – Spanish
BORA Magazine 01|2019 – Czech
BORA Magazin 02|2018 – Deutsch
BORA Magazine 02|2018 – Danish
BORA Magazine 02|2018 – English
BORA Magazine 02|2018 – Spanish
BORA Magazine 02|2018 – French
BORA Magazine 02|2018 – Italian
BORA Magazine 02|2018 – Dutch
BORA Magazine 02|2018 – Norwegian
BORA Magazine 02|2018 – Polish
BORA Magazine 02|2018 – Swedish
BORA Magazine 02|2018 – Czech
BORA Magazin 01|2018 – Deutsch
BORA Magazin 01|2018 – French
BORA Magazin 01|2018 – Italian
BORA Magazin 01|2018 – Czech
BORA Magazin 01|2018 – English
BORA Magazin 01|2018 – Dutch
BORA Magazin 01|2018 – Polish
BORA Magazin 01|2018 – Spanish
BORA Magazin 01|2018 – Swedish
BORA Magazin 01|2018 – Norwegian
BORA Magazin 01|2018 – Danish
BORA Magazin 01|2018 – Russian
BORA Magazin – Deutsch
BORA Magazin – Englisch
BORA Magazin – Spanisch
BORA Magazin – Italienisch
BORA Magazin – Französisch
BORA Magazin – Niederländisch
BORA Magazin – Polnisch
BORA Magazin – Dänisch
BORA Magazin – Norwegisch
BORA Magazin – Schwedisch
BORA Magazin – Tschechisch
BORA Magazin – Englisch
BORA Magazin – Deutsch
BORA Magazin – Italienisch
BORA Magazin – Niederländisch
BORA Magazin – Französisch
BORA Magazin – Spanisch
BORA Magazine 02|2019 – English
BORA Magazine 02|2019 – Czech
BORA Magazine 02|2019 – Danish
BORA Magazine 02|2019 – Spanish
BORA Magazine 02|2019 – Finnish
BORA Magazine 02|2019 – French
BORA Magazine 02|2019 – Italian
BORA Magazine 02|2019 – Dutch
BORA Magazine 02|2019 – Norwegian
BORA Magazine 02|2019 – Polish
BORA Magazine 02|2019 – Sweden
BORA Magazine 02|2019 – Finnish
BORA Magazine 02|2019 – Spanish
SeeMagazin 2019
SeeMagazin 2018
SeeMagazin 2017
SeeMagazin 2016
SeeMagazin 2015
SeeMagazin 2014
SeeMagazin 2013
SeeMagazin 2012
SeeMagazin 2011
Ludwig Beauty Winter 2020
Ludwig Beauty Frühjahr/Sommer 2020
Ludwig Beauty Herbst/Winter 2019
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr/Sommer 2019
Ludwig Beck BEAUTY Herbst/Winter 2018
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr / Sommer 2018
Ludwig Beck BEAUTY Herbst / Winter 2017
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr / Sommer 2017
LUDWIG Beauty Herbst / Winter 2016
LUDWIG Beauty Frühjahr / Sommer 2016
LUDWIG Beauty Herbst / Winter 2015
LUDWIG Beauty Frühjahr / Sommer 2015
LUDWIG Frühjahr / Sommer 2016
LUDWIG Herbst / Winter 2015
LUDWIG Frühjahr / Sommer 2015
LUDWIG Beauty Herbst / Winter 2014
M-Puls 3/20
M-Puls 2/20
M-Puls 1/20
M-Puls 4/19
M-Puls 3/19
M-Puls 2/19
M-Puls 1/19
KPM Magazin 2020
KPM Magazin 2019
KPM Magazin 2018
KPM Magazin 2017
XPLR Magazin 2020
Focus Style – Oktober 2018
Printmedien Bayern
FOCUS STYLE – Mai 2018
FOCUS STYLE – Oktober 2017
FOCUS STYLE – April 2017
BORA 10|10 Kochbuch – Johann Lafer
Bosch eBike Systems Magazin 2018