Aufrufe
vor 5 Jahren

ONELIFE #36 – Brazilian

  • Text
  • Rover
  • Carro
  • Primeiro
  • Rovers
  • Anos
  • Mundo
  • Motor
  • Primeira
  • Aventura
  • Jaguar
Land Rover’s Onelife magazine showcases stories from around the world that celebrate inner strength and the drive to go Above and Beyond. This special issue of Onelife marks Land Rover’s 70th anniversary – a celebration of unparalleled achievement and pioneering innovation. We bring you the incredible story of how we reunited an original 1948 car with its former owners, as well as looking back at Land Rover vehicles’ most intrepid expeditions around the globe.

A ORIGEM DA ESPÉCIE

A ORIGEM DA ESPÉCIE 1984 | É lançada a versão Land Rover 90 1985 | É lançado o 90 com motor V8, um dos carros mais consagrados 1989 | É introduzido o nome “Defender” 1992 | É lançada a versão North American Spec (NAS) com motor V8 1997 | O exército faz a primeira encomenda da versão Wolf cresceu depressa a partir do 1,6 litro original, e foram acrescentadas uma versão diesel e uma V8. A adoção da suspensão com molas helicoidais do Range Rover nas versões 90 e 110 a partir de 1983 finalmente proporcionou ao Land Rover um conforto tão grande quanto sua capacidade. Os primeiros Land Rovers podem parecer rudimentares em comparação com a atual linha da empresa, repleta de tecnologia, mas há um atributo fundamental que liga os primeiríssimos Série I ao último Range Rover Velar ou Range Rover PHEV. Maurice Wilks adotou, para sua criação, o chassi feito de “Birmabright”, uma liga de alumínio leve, resistente à ferrugem e que, depois da guerra, era mais fácil de obter do que o aço. O uso de alumínio para reduzir o peso permanece uma característica essencial da engenharia da Land Rover e vem ganhando cada vez mais importância na corrida para diminuir as emissões e efetuar a transição para propulsão híbrida e elétrica. Mais para o fim de seu período de produção, o Defender deu uma contribuição direta à transição do Land Rover para esses novos meios de propulsão, mérito talvez não devidamente reconhecido. Em 2011, um Game Viewer Concept totalmente elétrico foi montado e colocado em operação numa reserva de vida selvagem na África do Sul. Era capaz de se aproximar dos animais em silêncio, sem incomodá-los, e de segui-los por oito horas, além de ter a mesma capacidade off-road de um Defender comum, mas sem emitir nada pelo escapamento. Em 2013, começou o teste de sete Veículos de Pesquisa Elétricos Defender. Um deles foi usado no Projeto Éden, na Cornualha, para puxar um trem de 12 toneladas com 60 passageiros por uma rampa com seis por cento de inclinação. Maurice e Spencer Wilks certamente teriam ficado impressionados. “ Acho que, de certa forma, o Defender é o defensor da vida selvagem. E toda a história do Land Rover Defender faz parte de nossa família. As lembranças são muito intensas.” VIRGINIA MCKENNA OBE, ATRIZ E FUNDADORA DA FUNDAÇÃO BORN FREE INÍCIO DE UMA NOVA ERA Em maio de 2015, o Defender de número dois milhões foi montado por alguns nomes famosos, há muito tempo associados à Land Rover. Entre eles, o aventureiro Bear Grylls e a atriz Virginia McKenna, que estrelou, ao lado dos Land Rovers dela, o filme A História de Elsa (Born Free, no nome em inglês), de 1966, bem como (apropriadamente) o engenheiro de desenvolvimento original ainda vivo, Arthur Goddard. Esse carro ímpar, feito sob medida, foi leiloado pela Bonhams em dezembro daquele ano em prol das instituições beneficentes apoiadas pela Land Rover: a Fundação Born Free, instituída após o lançamento do filme para proteger os animais selvagens, verdadeiros astros e estrelas do filme, a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho. O martelo foi batido para a espantosa oferta de £ 400.000, um reflexo da importância desse veículo-marco e um reconhecimento do Land Rover original como um dos carros mais importantes de todos os tempos. Em 28 de janeiro de 2016, apenas um mês após o leilão, o último Defender saiu da linha de produção de Solihull. Ele tinha chassi curto e capota de lona verde Grasmere, concebido de modo a ser o mais parecido possível com os primeiros Land Rovers que tinham sido montados lá 68 anos antes. Mas essa história extraordinária não está no fim. Naquele mesmo dia, a Jaguar Land Rover Classic anunciou seu programa “Reborn” para restaurar alguns Série I de acordo com as especificações de fábrica, o que expressa a relevância histórica do Land Rover original e sua importância para a Land Rover. No mais, os centros de design e engenharia da empresa estão trabalhando arduamente na continuação dessa história e numa estimulante nova era. PLATAFORMA VERSÁTIL O Land Rover facilita grandes modificações, já que sua carcaça de alumínio separada pode ser removida ou adaptada a finalidades específicas. Isso acontece com frequência devido às altíssimas exigências impostas aos carros pelos donos aventureiros, e o início dos anos 1960 foi um período particularmente fértil para as reconfigurações criativas. A empresa escocesa Cuthbertson encaixava esteiras no Land Rover Série II para o veículo cruzar brejos ou enfrentar situações off-road extremas. Mais ou menos na mesma época, a Roadless removia a carcaça do Land Rover e instalava enormes rodas de trator para criar o Forest Rover, capaz de passar por cima de tocos e troncos de árvores ou por sulcos profundos. O esquisito “90 Flutuante” foi visto pela primeira vez na água na regata Cowes Week de 1989, equipado com os flutuadores usados em protótipos de Land Rovers militares anfíbios desenvolvidos secretamente nos anos 1960. FOTOS: PETER ROBAIN (1), LAND ROVER BORN FREE FOUNDATION 16

RIGHT XXXXXX 2001 | Aparece em Lara Croft: Tomb Raider, com Angelina Jolie 2006 | Aparece em A Rainha, com Dame Helen Mirren 2011 | Aprece em 007 Quantum of Solace, com Daniel Craig 2015 | O Defender de número dois milhões é produzido em maio 2016 | A produção é finalmente encerrada em 29 de janeiro 01 01 A semelhança da família é clara ao longo da evolução de sete décadas do Land Rover 02 Land Rovers estrelaram vários filmes da série 007 ao lado de James Bond 03 O fi l m e A História de Elsa, de 1966, simbolizou o envolvimento contínuo da Land Rover nas iniciativas de conservação da vida selvagem 04 Apropriadamente, Arthur Goddard, um dos engenheiros de desenvolvimento originais de 1948, ajudou a montar o Land Rover de número dois milhões 02 PHOTOGRAPHY: XXXXXXXXX XXXXXXX XXXXXXXXX 03 04 17