PANORAMA PESSOAS IAN CALLUM, 61 Trabalho: Diretor de Design Tempo Livre: Faço rascunhos de outras coisas o tempo todo, tais como barcos, grandes iates e relógios. Quando não estou desenhando, pego minhas ferramentas e remonto os carros outra vez. Eu tunei um Jaguar MkII e estou cogitando fazer o E-Type mais puro de todos os tempos em seguida. A o conversar com designers de outras empresas automobilísticas eu vejo a frustração que sentem quando os pontos fracos de um carro são realmente pontos fracos [partes chaves das estruturas de um carro que não podem ser movidas]. Creio que a relação entre acondicionamento, design e engenharia na Jaguar se dá muito mais como uma via de mão dupla. Com o F-PACE começamos com uma folha em branco, não apenas física, mas também mentalmente. Tivemos a oportunidade de fazer o que queríamos a partir do zero. Já que poderíamos escolher o comprimento do F-PACE, conseguimos colocar um teto maior para dar uma sensação de velocidade. Exageramos isso com o aerofólio traseiro e queríamos ainda um vidro traseiro tão aerodinâmico quanto possível. Com a parte traseira e bancos mais longos nós conseguimos isso; com um espaço menor para o portamalas você não teria esse luxo. Poderíamos determinar o seu tamanho exclusivamente por meio da função e do estilo. 20 j EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN
Ian Callum e Kevin Stride discutem os fundamentos dos carros da Jaguar – tal como este modelo em miniatura da Arquitetura Leve em Alumínio – para garantir as proporções perfeitas KEVIN STRIDE, 46 Trabalho: Diretor da linha de montagem Tempo livre: Eu gosto de mountain-bike, atividades arriscadas em pedras e principalmente percursos em declive. Vou refazer a corrida Megavalanche descendo uma geleira com os meus filhos adolescentes quando ambos eestiverem com 16 anos. Ainda não avisei a mãe deles... E u queria ser um designer da Jaguar desde os sete anos de idade. Mas com o tempo percebi que era um this word can’t be separated like that; “enge-nheiro” would be the closest option melhor. Ian nos deu orientações fantásticas e nos ensinou [a nós, engenheiros] os ingredientes mais importantes por trás de um Jaguar. Tudo depende da proporção, especialmente do banco até a roda dianteira. Portanto, antes mesmo do Ian começar a desenhar suas formas, tudo se resume a conseguir aquela dimensão perfeita. Se você elimina todo o resto, poderíamos dizer que todas essas coisas, da parte frontal até o anteparo [a seção que separa o compartimento do motor da cabine, vide o modelo em miniatura do F-PACE, à esquerda] são determinadas pelo estilo e pela proporção. A primeira área em que nos concentramos com o F-PACE foi a da eliminação de cada décimo de milímetro da suspensão, o que afeta a altura do capô e possibilita a linha lateral característica ininterrupta. O resumo do projeto para o conjunto de luzes traseiras foi outra área importante. Queríamos que elas fossem o mais finas possível, mantendo o design gráfico do F-TYPE e ainda assim obtendo profundidade ao redor da luz de ré. Devido à legislação tivemos que deixar isso de lado, precisávamos que a luz fosse visível a partir de muitas direções, então fizemos um “modelo iluminado” [com luzes funcionando] já bem cedo no projeto. Temos um software de simulação do percurso da luz que consegue chegar a 80% da ideia, mas este modelo é onde você apreende sobre partes na sombra e outros pontos. Eu vejo três coisas e os designers veem 50! Nós trocamos a tecnologia da luz de ré branca retangular por causa disso, trocando um tipo de LED por outro, já que a a parte eletrônica por trás disso era realmente mais compacta. Estes são todos os detalhes técnicos que permitem a visão do design. EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN j 21
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