Aufrufe
vor 10 Monaten

Jaguar Magazine 02/2018 – Brazilian Portuguese

  • Text
  • Jaguar
  • Carro
  • Corridas
  • Carros
  • Corrida
  • Mundo
  • Anos
  • Motor
  • Velocidade
  • Desempenho

LICENÇA P A R A

LICENÇA P A R A EMOCIONAR A EMOÇÃO ESTÁ ENTRE AS SENSAÇÕES MAIS FORTES QUE OS SERES HUMANOS PODEM TER. NO ENTANTO, EMBORA A RECOMPENSA POSSA SER RÁPIDA E INESPERADA, HÁ UM GRAU SURPREENDENTE DE ANÁLISE POR TRÁS DA CRIAÇÃO DE MOMENTOS EMOCIONANTES. FOMOS CONHECER TRÊS PESSOAS QUE ARQUITETAM ESSES MOMENTOS E DESCOBRIMOS DE QUE MANEIRA UM PLANEJAMENTO METICULOSO E DÉCADAS DE KNOW- HOW PERMITEM CRIAR EXPERIÊNCIAS SINGULARES, CHEIAS DE ADRENALINA E SURPRESAS. TEXTO: Geoff Poulton FOTOS: Roderick Aichinger 58 THE JAGUAR

HERMANN TILKE PROJETISTA DE CIRCUITOS DA FÓRMULA 1 Quando Hermann Tilke tinha 18 anos, pegou o carro da mãe emprestado. Mas não foi para visitar um amigo ou ir ao cinema. “Coloquei uma gaiola de proteção dentro dele e fui correr nas colinas”, diz ele. “Ela não ficou muito contente quando descobriu!” Foi um começo humilde para um homem que se tornou uma das figuras mais influentes do automobilismo. Apesar de não ter chegado ao topo como piloto “Eu era um bom amador, mas não um profissional” , Tilke é, indiscutivelmente, o rei do projeto de pistas, com mais de 75 circuitos no currículo. Quase todas as pistas do calendário atual da Fórmula 1 foram construídas ou modificadas por esse alemão e sua equipe da Tilke Engineers & Architects. “Com uma pequena contribuição de Bernie Ecclestone”, acrescenta ele, com um sorriso. O fato de Tilke ter conseguido unir a paixão pelo automobilismo a seu amor pelo projeto e pela construção é pura coincidência, segundo ele. Depois de estudar, ele trabalhou como engenheiro civil: “Era um trabalho bom, mas não me sobrava tempo para participar de corridas”. Por isso, Tilke se demitiu e montou sua própria consultoria de engenharia. “Eu tinha contatos em Nürburgring, e eles me ofereceram meu primeiro contrato uma via de serviço de 20 metros. Quem teria imaginado que acabaria assim?”, diz ele, observando ao redor, em seu escritório, modelos de pistas de corrida impressos em 3D e fotos de circuitos do Texas à Malásia. A primeira parada de qualquer projeto novo é uma inspeção do local para analisar aspectos como a topografia, o clima e a qualidade do solo. Quando Tilke e sua equipe de projetistas, engenheiros e arquitetos começam a fazer esboços, nunca é numa tela em branco; as restrições geográficas e os regulamentos de segurança moldam o trabalho deles. “Eu gosto de elevações. Quando uma curva passa por cima de uma colina, ela se comporta de maneira completamente diferente de uma curva plana. É muito mais difícil pilotar em alta velocidade. Mas devemos trabalhar com o que temos.” Após receber instruções que muitas vezes incluem um conceito para toda a infraestrutura ao redor, das arquibancadas aos restaurantes, Tilke tem como objetivo criar uma arena esportiva grandiosa. Dos desenhos iniciais à primeira corrida, o processo costuma levar em torno de três anos. “A pista deve maximizar os desafios para os pilotos e proporcionar emoção aos espectadores”, explica. Por exemplo, a oitava curva da pista Istanbul Park, de autoria de Tilke, é considerada uma das mais emocionantes já construídas, sendo que suas três tangências são percorridas a 270 km/h durante oito segundos; a primeira curva de seu Circuito das Américas tem testemunhado ultrapassagens espetaculares desde a inauguração, em 2012. Porém, ele também tem seus críticos. Certos especialistas e torcedores da F1 rotularam suas faixas de tediosas, com áreas de escape generosas que deixam os erros dos pilotos passarem impunes. “Não estamos na década de 1960”, retruca ele. “Os regulamentos de segurança são muito mais rigorosos. Você não pode ter barreiras ao lado da via. Além disso, esses circuitos não são só para a Fórmula 1. E os motociclistas? O que é seguro para um carro não é necessariamente seguro para eles.” A evolução é importante, ele insiste. “Veja a fórmula E parece diferente, mas e daí? No fim das contas, corrida é corrida. Não importa o que seja, você só precisa ser o mais rápido possível.” O próprio Tilke ainda competia em corridas até apenas uma década atrás, inclusive tendo participado de uma prova de 24 horas em Nürburgring. Hoje com 63 anos, seu próprio apetite pela velocidade pode ter diminuído um pouco, mas o filho Carsten, também sócio da empresa, pegou o bastão. “Uma vez, pilotamos juntos em uma corrida de quatro horas em Moscou; ele foi mais rápido que eu. Observá-lo correr é mais emocionante do que qualquer outra coisa.” THE JAGUAR 59

ONELIFE #38 – English
LfA Magazin Frühjahr/Sommer 2019
MPuls 02/19
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr/Sommer 2019
BORA Magazin 01|2019 – Deutsch
SeeMagazin 2018
KPM Magazin 2018
ONELIFE #38 – Taiwanese
ONELIFE #38 – Chinese
ONELIFE #38 – Arabic
ONELIFE #38 – Korean
ONELIFE #38 – Russian
ONELIFE #38 – Japanese
ONELIFE #38 – Spanish
ONELIFE #38 – US English
ONELIFE #38 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #38 – Dutch
ONELIFE #38 – Italian
ONELIFE #38 – French
ONELIFE #38 – English
ONELIFE #38 – German
ONELIFE #37 – Arabic
ONELIFE #37 – Korean
ONELIFE #37 – Japanese
ONELIFE #37 – Spanish
ONELIFE #37 – US English
ONELIFE #37 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #37 – Dutch
ONELIFE #37 – Italian
ONELIFE #37 – German
ONELIFE #37 – English
ONELIFE #36 – US English
ONELIFE #36 – English
ONELIFE #36 – Taiwanese
ONELIFE #36 – Russian
ONELIFE #36 – Dutch
ONELIFE #36 – Korean
ONELIFE #36 – Japanese
ONELIFE #36 – Italian
ONELIFE #36 – German Global
ONELIFE #36 – French
ONELIFE #36 – Spanish
ONELIFE #36 – Chinese
ONELIFE #36 – Brazilian
ONELIFE #36 – Arabic
ONELIFE #35 – Chinese
ONELIFE #35 – Arabic
ONELIFE #35 – Korean
ONELIFE #35 – Russian
ONELIFE #35 – Japanese
ONELIFE #35 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #35 – American English
ONELIFE #35 – Dutch
ONELIFE #35 – Italian
ONELIFE #35 – Spanish
ONELIFE #35 – German
ONELIFE #35 – English
ONELIFE #34 – Arabic
ONELIFE #34 – Korean
ONELIFE #34 – Russian
ONELIFE #34 – Japanese
ONELIFE #34 – Italian
ONELIFE #34 – American English
ONELIFE #34 – Spanish
ONELIFE #34 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #34 – Dutch
ONELIFE #34 – French
ONELIFE #34 – German
ONELIFE #34 – English
ONELIFE #33 – Arabic
ONELIFE #33 – Brazilian Portuguese
ONELIFE #33 – Spanish
ONELIFE #33 – French
ONELIFE #33 – German
ONELIFE #33 – Italian
ONELIFE #33 – Japanese
ONELIFE #33 – Korean
ONELIFE #33 – Dutch
ONELIFE #33 – Russian
ONELIFE #33 – English
ONELIFE #33 – American English
Jaguar Magazine 01/2018 – German
Jaguar Magazine 01/2018 – English
Jaguar Magazine 01/2018 – Dutch
Jaguar Magazine 01/2018 – Brasilian Portuguese
Jaguar Magazine 01/2018 – Arabic
Jaguar Magazine 01/2018 – American Englisch
Jaguar Magazine 01/2018 – Korean
Jaguar Magazine 01/2018 – Spanish
Jaguar Magazine 01/2018 – Italian
Jaguar Magazine 01/2018 – French
Jaguar Magazine 01/2018 – Japanese
Jaguar Magazine 03/2017 – Spanish
Jaguar Magazine 03/2017 – German
Jaguar Magazine 03/2017 – English
Jaguar Magazine 03/2017 – Japanese
Jaguar Magazine 03/2017 – French
Jaguar Magazine 03/2017 – Arabic
Jaguar Magazine 03/017 – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine 03/2017 – American English
Jaguar Magazine 03/2017 – Korean
Jaguar Magazine 03/2017 – Russian
Jaguar Magazine 03/2017 – Dutch
Jaguar Magazine 02/2017 – English
Jaguar Magazine 02/2017 – German
Jaguar Magazine 02/2017 – French
Jaguar Magazine 02/2017 – Italian
Jaguar Magazine 02/2017 – Arabic
Jaguar Magazine 02/2017 – Dutch
Jaguar Magazine 02/2017 – Korean
Jaguar Magazine 02/2017 – Russian
Jaguar Magazine 02/2017 – Spanish
Jaguar Magazine 02/2017 – Japanese
Jaguar Magazine 02/2017 – American English
Jaguar Magazine 02/2017 – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine 01/2017 – English
Jaguar Magazine 01/2017 – German Global
Jaguar Magazine 01/2017 – Dutch
Jaguar Magazine 01/2017 – French Global
Jaguar Magazine 01/2017 – Spanish
Jaguar Magazine 01/2017 – Chinese
Jaguar Magazine 01/2017 – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine 01/2017 – German Local
Jaguar Magazine 01/2017 – French Local
Jaguar Magazine 01/2017 – American
Jaguar Magazine 01/2017 – Italian Local
Jaguar Magazine 01/2017 – Italian Global
Jaguar Magazine 01/2017 – Japanese
Jaguar Magazine 01/2017 – Arabic
Jaguar Magazine 01/2017 – Korean
Jaguar Magazine 01/2017 – Russian
Jaguar Magazine DESIGN – English
Jaguar Magazine DESIGN – German
Jaguar Magazine DEISGN – French
Jaguar Magazine DESIGN – Dutch
Jaguar Magazine DESIGN – Russian
Jaguar Magazine DESIGN – Brazilian Portuguese
Jaguar Magazine DESIGN – Spanish
Jaguar Magazine DESIGN – Italian
Jaguar Magazine DESIGN – Japanese
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – English
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – German
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Belgian French
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Dutch
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – French
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Japanese
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Finnish
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Belgian Dutch
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Austrian
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – South African
Jaguar Magazine BLOCKBUSTER – Spanish
Jaguar Magazine DYNAMIC – German Retail
Jaguar Magazine DYNAMIC – English
Jaguar Magazine DYNAMIC – German
Jaguar Magazine DYNAMIC – French
Jaguar Magazine DYNAMIC – Dutch
Jaguar Magazine DYNAMIC – Belgian Dutch
Jaguar Magazine DYNAMIC – Spanish
Jaguar Magazine DYNAMIC – Finnish
Jaguar Magazine DYNAMIC – Belgian French
Jaguar Magazine DYNAMIC – Japanese
Jaguar Magazine PERFORMANCE – English
Jaguar Magazine PERFORMANCE – German
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Dutch
Jaguar Magazine PERFORMANCE – French
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Finnish
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Spanish
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Belgian Dutch
Jaguar Magazine PERFORMANCE – Belgian French
LfA Magazin Frühjahr/Sommer 2019
LfA Magazin Herbst / Winter 2018
LfA-Magazin Frühjahr / Sommer 2018
LfA-Magazin Herbst / Winter 2017
LfA Magazin Frühjahr / Sommer 2017
LfA Magazin Herbst / Winter 2016
LfA Magazin Frühjahr / Sommer 2016
BORA Magazin 01|2019 – Deutsch
BORA Magazine 01|2019 – English
BORA Magazine 01|2019 – Danish
BORA Magazine 01|2019 – Dutch
BORA Magazine 01|2019 – Swedish
BORA Magazine 01|2019 – Russian
BORA Magazine 01|2019 – Polish
BORA Magazine 01|2019 – Norwegian
BORA Magazine 01|2019 – Italian
BORA Magazine 01|2019 – French
BORA Magazine 01|2019 – Finnish
BORA Magazine 01|2019 – Spanish
BORA Magazine 01|2019 – Czech
BORA Magazin 02|2018 – Deutsch
BORA Magazine 02|2018 – Danish
BORA Magazine 02|2018 – English
BORA Magazine 02|2018 – Spanish
BORA Magazine 02|2018 – French
BORA Magazine 02|2018 – Italian
BORA Magazine 02|2018 – Dutch
BORA Magazine 02|2018 – Norwegian
BORA Magazine 02|2018 – Polish
BORA Magazine 02|2018 – Swedish
BORA Magazine 02|2018 – Czech
BORA Magazin 01|2018 – Deutsch
BORA Magazin 01|2018 – French
BORA Magazin 01|2018 – Italian
BORA Magazin 01|2018 – Czech
BORA Magazin 01|2018 – English
BORA Magazin 01|2018 – Dutch
BORA Magazin 01|2018 – Polish
BORA Magazin 01|2018 – Spanish
BORA Magazin 01|2018 – Swedish
BORA Magazin 01|2018 – Norwegian
BORA Magazin 01|2018 – Danish
BORA Magazin 01|2018 – Russian
BORA Magazin – Deutsch
BORA Magazin – Englisch
BORA Magazin – Spanisch
BORA Magazin – Italienisch
BORA Magazin – Französisch
BORA Magazin – Niederländisch
BORA Magazin – Polnisch
BORA Magazin – Dänisch
BORA Magazin – Norwegisch
BORA Magazin – Schwedisch
BORA Magazin – Tschechisch
BORA Magazin – Englisch
BORA Magazin – Deutsch
BORA Magazin – Italienisch
BORA Magazin – Niederländisch
BORA Magazin – Französisch
BORA Magazin – Spanisch
SeeMagazin 2018
SeeMagazin 2017
SeeMagazin 2016
SeeMagazin 2015
SeeMagazin 2014
SeeMagazin 2013
SeeMagazin 2012
SeeMagazin 2011
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr/Sommer 2019
Ludwig Beck BEAUTY Herbst/Winter 2018
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr / Sommer 2018
Ludwig Beck BEAUTY Herbst / Winter 2017
Ludwig Beck BEAUTY Frühjahr / Sommer 2017
LUDWIG Beauty Herbst / Winter 2016
LUDWIG Beauty Frühjahr / Sommer 2016
LUDWIG Beauty Herbst / Winter 2015
LUDWIG Beauty Frühjahr / Sommer 2015
LUDWIG Frühjahr / Sommer 2016
LUDWIG Herbst / Winter 2015
LUDWIG Frühjahr / Sommer 2015
LUDWIG Beauty Herbst / Winter 2014
MPuls 02/19
M-Puls 1/2019 Stadtausgabe
Focus Style – Oktober 2018
FOCUS STYLE – Mai 2018
FOCUS STYLE – Oktober 2017
FOCUS STYLE – April 2017
KPM Magazin 2018
KPM Magazin 2017
BORA 10|10 Kochbuch – Johann Lafer
Printmedien Bayern
Bosch eBike Systems Magazin 2018