Aufrufe
vor 6 Jahren

Jaguar Magazine 02/2018 – Brazilian Portuguese

  • Text
  • Jaguar
  • Carro
  • Corridas
  • Carros
  • Corrida
  • Mundo
  • Anos
  • Motor
  • Velocidade
  • Desempenho

RECORDISTAS São 11

RECORDISTAS São 11 horas, e Vincent Radermecker já teve uma manhã veloz. Sentado na sala de reuniões do centro de testes da Jaguar em Nürburgring, tendo acabado de dar 15 voltas pisando fundo no temível circuito Nordschleife deste lendário complexo de corridas alemão, ele faz uma pausa merecida antes do início da sessão de pilotagem vespertina. Outras 15 voltas implacáveis o aguardam. Como piloto de testes de durabilidade da Jaguar, Vincent tem como função levar carros pré-produção ao limite nesta incrível pista de 20,8 quilômetros, expondo quaisquer imperfeições na configuração do veículo e fornecendo aos engenheiros os dados necessários para encontrarem soluções. Pode parecer glamouroso, mas não é uma tarefa fácil. Chamado de “Inferno Verde”, pelo campeão da Fórmula 1 Jackie Stewart, o Nordschleife de Nürburgring é quase tão famoso pelas colisões em alta velocidade quanto por seu célebre histórico de corridas. Com suas 73 curvas de raio longo e curto, incessantes mudanças na elevação e na inclinação, subidas sem visibilidade, saliências, depressões e falta de áreas de escape, esse circuito não é lugar para os imprudentes. Um erro pode resultar em desastre. É por isso que tantos fabricantes de carros, inclusive a Jaguar, testam seus veículos em Nürburgring: um carro capaz de sobreviver aqui é capaz de sobreviver em qualquer lugar. Porém, há casos em que a sobrevivência, por si própria, não basta. Para a equipe de elite da divisão de Operações de Veículos Especiais que está por trás do desenvolvimento do Jaguar XE SV Project 8, seu sedã de alto desempenho e edição limitada tinha de causar impacto significativo. E, em 29 de novembro de 2017, o Project 8 com Vincent ao volante fez exatamente isso, quebrando o recorde de Nordschleife para sedãs de produção. Mas não foi fácil chegar a um tempo de volta de 7 minutos e 21,23 segundos neste assustador anel de asfalto. Com mais de 10 anos de experiência de pilotagem no anel e tendo no currículo cerca de 8 mil voltas no complexo, a experiência de Vincent como piloto de corridas profissional viria a se mostrar crucial. “Tentar estabelecer um tempo de volta aqui é um pouco como competir numa corrida”, explica ele. “É essencial acertar em todos trechos da pista e em todas as curvas todas as vezes. Você não pode pensar no passado ou mais de cinco ou seis segundos no futuro. Este é o único tempo sobre o qual você tem controle. Se você cometeu um erro, já está feito, então não faz sentido pensar nele.” “E você não pode pensar no que vai acontecer em 30 segundos, porque não tem contato com esses 30 segundos e ainda não tem a sensação deles. É só a próxima curva e depois a próxima e assim por diante. Tudo gira em torno de concentração e precisão no momento. Se você se concentrar em qualquer outra coisa, será o seu fim.” Vincent passou três dias de testes no Project 8 até chegar a esse tempo de volta de 7:21. “Fizemos três ou quatro tentativas de recorde”, lembra ele. “As condições climáticas não eram as ideais; a pista ficava úmida pela manhã, então tivemos de esperar até a tarde todos os dias. Precisávamos da quantidade certa de calor nos pneus, e as condições realmente tinham de ser ótimas antes de seguirmos em frente.” O carro, é claro, também tinha de estar em condições ótimas. Projetar, desenvolver e construir em pouco mais de um ano este supersedã montado à mão, com motor de 5,0 litros e 600 cv o carro de estrada da Jaguar mais potente até hoje não foi nada simples. Deixá-lo pronto para Nürburgring só aumentou a pressão. RETRATOS: HANNAH SMILES, BRYN MUSSELWHITE 38 THE JAGUAR

JACK LAMBERT ENGENHEIRO DE DINÂMICA VEICULAR VINCENT RADERMECKER, PILOTO DE TESTES DE DURABILIDADE “ É SÓ A PRÓXIMA CURVA... VOCÊ TEM QUE ACERTAR EM CADA TRECHO DA PRIMEIRA VEZ.” THE JAGUAR 39