MARKE GANHOS DE EFICIÊNCIA “Em comparação com outras modalidades do automobilismo, a Fórmula E tem muitas diferenças e desafios que, em sua maioria, são positivos!” Coorey se refere aos acertos para a modalidade. “Ao contrário dos carros que queimam combustível e vão ficando mais leves durante a corrida, a massa nos nossos carros permanece constante. Em qualquer prova de automobilismo, os pilotos vivem no limite, mas os pilotos de Fórmula E precisam atingir níveis de eficiência cada vez mais elevados para se adaptar e aprender novas maneiras de aproveitar totalmente a velocidade na entrada e nas curvas para não perder o embalo do carro.” “É necessário um grande esforço em equipe para trabalhar com isso durante a preparação e a corrida”, comenta o piloto Mitch Evans. “Para maximizar o potencial do carro com a regeneração, é preciso usar uma técnica de frenagem diferente.” Cada local novo apresenta seus próprios desafios. As preparações na agenda dos pilotos Adam Caroll (abaixo, à esquerda) e Mitch Evans (abaixo, à direita), envolvem treinamentos físicos e técnicos dentro e fora da pista. FATOS E NÚMEROS PESO TOTAL DO CARRO, 880KG INCLUINDO O PILOTO A COTA DE ENERGIA POR PILOTO DURANTE A CORRIDA EQUIVALE A APENAS 5,8 LITROS DE GASOLINA SEM CHUMBO DESEMPENHO DO VEÍCULO: 0-60 MILHAS POR HORA EM 3 SEGUNDOS PHOTOGRAPHY: LKJDÄLKJDF KJLÄKJ ÖÄÖK ; DFÄÖLKJÄLKDJ ÖÄDFÖÄ (2) 38 THE JAGUAR
A equipe Panasonic Jaguar Racing viaja em grupo para os diversos locais de corrida. Assim, todos ficam por dentro de todos os detalhes conforme o dia da corrida se aproxima. CLIMA ELETRIZANTE A Fórmula E exige uma boa administração do tempo para realizar um volume imenso de atividades durante um período curto. Das 7h na sexta-feira até as 23h, o dia é dividido em segmentos de 30 minutos. Se há algum membro novo na equipe, por exemplo, ele passa por um “e-training” fundamental às 8h30 – a eletricidade impõe seus próprios desafios e exige mais atenção aos detalhes do que em outras modalidades. Sendo assim, é fundamental que todos sempre recebam instruções completas. Às 9h30, a FIA dá início ao processo de vistoria, enquanto os pilotos percorrem a pista a pé antes de participar das atividades obrigatórias com a imprensa às 10h30. Em seguida, os carros são totalmente carregados entre 12h e 20h, antes de receber os adesivos com o código de barras de segurança e os lacres da FIA. Às 23h, aplica-se a regra do parque fechado e eles estão prontos para a corrida. A prova em si é intensa, acirrada e agressiva. A corrida caiu nas graças dos torcedores mexicanos, que lotaram a seção de arquibancada do Autódromo Hermanos Rodríguez e criaram um clima eletrizante. Entretanto, a audiência vai muito além das arquibancadas: em média, as corridas têm cerca de 300.000 espectadores ao vivo, e as impressões nas redes sociais ultrapassam a marca de 6 milhões, contando somente o Facebook e o Twitter. FOTOGRAFIA: LAT PHOTOGRAPHY PHOTOGRAPHY: LKJDÄLKJDF KJLÄKJ ÖÄÖK ; DFÄÖLKJÄLKDJ ÖÄDFÖÄ (2) SUSPENSÃO TRASEIRA A suspensão traseira conta com amortecedores ajustáveis em quatro direções, com válvulas de escape. CAIXA DE CÂMBIO A caixa de câmbio sequencial sob medida, com borboleta da Jaguar Racing, dá aos pilotos as ferramentas certas para melhorar o desempenho. UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO O I-TYPE conta com a MGU (sigla em inglês para Unidade Geradora do Motor) da Jaguar Racing, que tem uma máquina elétrica síncrona CA de ímã permanente. Ela fornece 200 KW de potência bruta e conta com o apoio da MCU da Jaguar Racing e um inversor altamente eficiente alojado em uma carcaça de carbono. THE JAGUAR 39
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