UMA PRIMEIRA VOLTA NO I-PACE O DNA Jaguar dele impressiona imediatamente quando você pisa pela primeira vez no acelerador: a potência se eleva de forma progressiva, quase como num carro com motor de combustão. É uma sensação incomum num veículo elétrico – muitos deles apresentam um aumento um tanto abrupto do torque. Embora a potência conjunta de 400 cv dos dois motores elétricos do I-PACE proporcione uma aceleração até 100 km/h em furiosos 4,5 segundos a partir do repouso, ele também é diferente de outros veículos eléctricos nas manobras. Alguns são muito “digitais” na direção – que é apenas rápida, mas com pouca sensação. Já a direção elétrica do I-PACE exibe a pressão de um sistema hidráulico. Dá para sentir o peso das rodas girando, o que permite um melhor controle. O Autódromo Internacional do Algarve é ideal como primeira parada na nossa rota para descobrirmos o que a tecnologia de ponta do I-PACE tem a oferecer quando ganha liberdade – especialmente levando-se em conta que os I-PACEs também vão competir em breve na série I-PACE eTROPHY (vide página 39). Situada nos pés da Serra de Monchique, apenas 24 quilômetros a noroeste da cidade portuária de Portimão, o circuito de 4.648 metros tem capacidade para 100.000 espectadores e recebe rodadas das séries europeias de Le Mans e do Campeonato Mundial de Superbike. Quatro parques de painéis solares são usados para gerar eletricidade e produzem mais energia do que o autódromo consome, mesmo num fim de semana de corrida, o que torna o lugar apropriado, em todos os sentidos, para avaliarmos o I-PACE. Já no circuito, nós ativamos o modo Dinâmico pressionando um dos dois botões do console central “flutuante”, e o I-PACE imediatamente mostra sua postura confiante: a direção adquire peso, a suspensão ganha firmeza, “COM A VELOCIDADE ARREBATADORA DO MODO DINÂMICO, QUE É ACOMPANHADA POR UMA SEGURANÇA RECONFORTANTE, O I-PACE É APROVADO COM LOUVOR EM SEU PRIMEIRO TESTE.” e o carro parece plantado na pista, balançando muito pouco para os lados nas curvas. Com a velocidade arrebatadora do modo Dinâmico, que é acompanhada por uma segurança reconfortante, o I-PACE é aprovado com louvor em seu primeiro teste. Trata-se de um verdadeiro SUV esportivo, que não cede mesmo quando levado ao limite. Saciada a curiosidade da corrida, usamos os botões para voltar a “Normal”, provavelmente o modo padrão da maioria das pessoas durante 90% do tempo, e prosseguir pelas estradas públicas. Nesse modo, a Regeneração de Freios Aprimorada pode ajudar a maximizar a sua autonomia ao recuperar a energia de frenagem quando você tira o pé do acelerador. Mas ela faz isso de uma maneira suave. O nível de frenagem regenerativa também pode ser aumentado para 18 THE JAGUAR
Design atraente e desempenho eletrizante: o I-PACE se sente bem à vontade no Autódromo Internacional do Algarve, onde suas manobras dinâmicas tiram nota máxima em cada prova. THE JAGUAR 19
mais memoráveis. Logo depois, em m
Dos muitos modelos excepcionais de
FOTOS: GETTY IMAGES/MIMI HADDON; JO
1986 “XJ40” Lançado em 1986, o
2017 E 2018 XJR575 E XJ50 Talvez se
CASTROL EDGE PROFESSIONAL DESEMPENH
Laden...
Laden...
STORYBOARD GMBH
WILTRUDENSTRASSE 5
D-80805 MÜNCHEN
FON +49 (0)89 - 9010976 - 10
FAX +49 (0)89 - 9010976 - 68
MAIL: INFO@STORYBOARD.DE