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Jaguar Magazine DESIGN – Brazilian Portuguese

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Im Mittelpunkt der Jaguar Magazine Ausgabe 01-2016 steht DESIGN: Das Themenspektrum reicht von einem formvollendeten Jaguar über innovative Architektur bis hin zu kunstvollen Produkten, die von der Natur inspiriert wurden.

VEJA (E SINTA) A

VEJA (E SINTA) A DIFERENÇA À esquerda: a transmissão integral do XE é plenamente variável, mas 90% se concentra nas rodas traseiras em condições normais. Abaixo: o XF oferece transmissão integral em diversas variações. À direita: a visão esportiva a partir do ótimo assento do motorista do XE. maior parte dos modelos, fazendo com que acelerar em uma estrada movimentada seja mais seguro, uma vez que todos os quatro pneus compartilham a carga. A mais recente aquisição da linha da Jaguar, o F-PACE, representa novos territórios para a empresa. Mas ele é construído om os mesmos blocos de montagem o alumínio e do mesmo sistema de transmissão integral dos modelos XE e XF, e a essência da Jaguar transpassa ambos como um raio, tanto no design como na direção. Apesar de ter uma visão ampla da estrada adiante, você está sentado em posição relativamente baixa na cabine de comando, segurando um volante pequeno e fácil de manejar. Os pneus dianteiros respondem a curvas agudas com a precisão dos carros esportivos, a direção responde muito prontamente e com peso muito bem ajustado, a suspensão conjuga sofisticação e o conforto da suavidade. O espaço traseiro é ótimo, e o portamalas líder da categoria é enorme, flexível e altamente acessível a partir da sua grande porta. A transmissão integral está disponível nas variantes de motor de quatro e seis cilindros do F-PACE e é o padrão no nosso modelo. Mais uma vez, permanece a sensação de tração traseira, mas é só acelerar por uma longa e sinuosa curva para que a potência seja canalizada para a frente sem grandes esforços, ajudando o F-PACE a vencer as curvas agudas com facilidade. É uma maneira rápida, segura e incrivelmente satisfatória de viajar por essas desafiadoras estradas galesas. O F-PACE também dispõe de capacidade off-road, mas é importante destacar que a transmissão integral não corresponde plenamente à tração nas quatro rodas (4WD). A tração nas quatro rodas é reservada àqueles que têm sérias ambições como off-roaders; ela divide a potência ide modo igualitário entre todas as rodas e oferece razões de câmbio muito baixas e selecionáveis pelo condutor. A transmissão integral é refinada e sofisticada, distribuindo a potência ativamente da frente à traseira em milissegundos, sendo mais bem adaptada e adequada à estirpe dos carros de estrada de alta velocidade. Ainda assim, a alta capacidade percursiva do F-PACE, a transmissão integral e a à Resposta a Superfície Adaptativa que molda automaticamente o motopropulsor às condições combinam-se para fornecer uma capacidade mais que suficiente à maior parte das situações. Para testar essa teoria, nós nos desviamos para uma pista off-road, sentimos os pneus se esmagarem sobre a superfície mole e pantanosa e logo voltamos a seguir nosso rumo. Há sulcos profundos e pequenas pedras caídas do topo da colina acima, mas o F-PACE passa por tudo mantendo seu ritmo, percorrendo de maneira estoica um terreno que deixaria a maioria dos carros desorientados. Estacionados no topo da nossa trilha, sentindo-nos como se fôssemos exploradores destemidos, abarcamos com o olhar uma estrada incrível que se prolonga à distância como um cadarço largado por sobre a topografia. Uma estrada que parece feita para o carro mais esportivo da Jaguar: o F-TYPE. O F-TYPE Coupé V8 é um carro superpotente de dois assentos com 550PS. Mesmo para especificações de tração traseira, isso é muita velocidade, mas a transmissão integral possibilita que o R Coupé vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Apesar do desempenho impressionante deste carro, você encontrará rapidamente o seu ritmo. A posição de condução é relaxada e muito bem preparada, e suas respostas a do motor e da caixa de câmbio, do volante, dos freios de cerâmica de carbono são instantâneas. E o barulho do exaustor quádruplo do R é o paraíso, todo um ronronar aveludado a baixas revoluções e poderosos estouros quando em plena potência. Tudo isso cria um senso de conexão entre carro e motorista que apenas aumenta quando a transmissão integral dá as caras, otimizando a estabilidade queira esteja você acelerando a partir da estase, quer esteja abrindo caminho por uma estrada deserta. O F-TYPE R parece ser a maneira definitiva de se experimentar essas estradas épicas. Ainda assim, a Jaguar foi um passo além para criar o maravilhoso novo AWD F-TYPE SVR, a sua versão mais veloz e potente até o momento. Na próxima página, nós o testamos... 62 j EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN

TESTE DE GRUPO MAIS UMA VEZ, PERMANECE A SENSAÇÃO DE TRAÇÃO TRASEIRA, MAS É SÓ ACELERAR POR UMA LONGA E SINUOSA CURVA PARA QUE A POTÊNCIA SEJA CANALIZADA PARA A FRENTE SEM GRANDES ESFORÇOS, AJUDANDO O F-PACE A VENCER AS CURVAS AGUDAS COM UMA FACILIDADE INCRÍVEL EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN j 63