DESIGN Desde os seus primeiros dias – antes mesmo da marca se tornar a Jaguar –, o cofundador William Lyons tinha um bom olhar quanto a práticas de design, marketing e vendas. De acordo com Nigel Thorley, em Marketing the Marque, Lyons era entusiasta do movimento Art Deco, popular na década de 1920 e no começo da de 1930, e isso se reflete claramente nas propagandas dos primórdios da marca, então chamada SS Cars – sigla que representava, alternadamente, as expressões Standard Swallow, Swallow Special ou Swallow Sports. Com efeito, a importância da propaganda está por trás da transformação da Jaguar em um modelo e, em seguida, em uma marca. De acordo com o livro Jaguar Design: A Story of Style, de Nick Hull (apresentado à parte nesta edição, vide p. 10), Lyons era amigo próximo de Bill e Bob Bett, que controlavam a Nelson Advertising, e, preocupados com as associações negativas relacionadas às iniciais SS mesmo antes da Segunda Guerra, sugeriram o nome Jaguar. Lyons concordou com reticências e batizou o modelo de 1935 de SS Jaguar antes de alterar o nome da empresa inteira em 1945. E é como dizem por aí: o resto é história... 1936 1961 WILLIAM LYONS FOI INFLUENCIADO PELA ART DECO, E ISSO SE REFLETE CLARAMENTE NAS PROPAGANDAS DOS PRIMÓRDIOS DA MARCA ARTE DE CAPA cofundador William Lyons mantinha boas relações com a imprensa e anunciou com frequência na capa da The Autocar, como nesta edição de 1936 (à esquerda), com o SS Jaguar. “Graça, espaço e velocidade” foi uma chamada famosa usada durante muitas décadas, podendo ser vista inclusive neste exemplo de 1961, que apresenta (de cima para baixo) o Mark 2, o Mark 10 e o E-Type. À direita: este anúncio americano de 1970 para o E-Type joga com a forte relação da marca com felinos 52 j EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN
1970 EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN j 53
Laden...
Laden...
Laden...
STORYBOARD GMBH
WILTRUDENSTRASSE 5
D-80805 MÜNCHEN
FON +49 (0)89 - 9010976 - 10
FAX +49 (0)89 - 9010976 - 68
MAIL: INFO@STORYBOARD.DE