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Jaguar Magazine DESIGN – Brazilian Portuguese

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Im Mittelpunkt der Jaguar Magazine Ausgabe 01-2016 steht DESIGN: Das Themenspektrum reicht von einem formvollendeten Jaguar über innovative Architektur bis hin zu kunstvollen Produkten, die von der Natur inspiriert wurden.

PESSOAS VISÃO DO

PESSOAS VISÃO DO INTERIOR DAVE WALKER, 51 Trabalho: Engenheiro- Chefe, Conceito do Veículo e Embalagem Tempo livre: Gosto de caminhar e acampar com meus dois filhos adolescentes. Também gosto de jogos de videogame, o meu favorito é Team Fortress 2. As pessoas frequentemente acham que engenheiros lidam apenas com números e com a física por trás da engenharia de um carro, mas para fazer isso direito é necessário entender o conceito do carro e como isso será expresso. Caso contrário, você vai acabar com algo muito lógico e sem emoção; e o Jaguar não é nada se não tocar o emocional. A maneira como fizemos o porta-malas no F-PACE serve como um bom exemplo. Um engenheiro verdadeiramente apaixonado talvez fosse querer encolher o porta-malas [para ganhar espaço extra de bagagem], mas a gente poderia acabar com uma coisa francamente horrível. O que fizemos foi tentar manter o porta-malas mais simples e prático, para que ele realmente pareça conseguir comportar itens grandes com facilidade. Você pode perder meio litro de volume aqui e ali, mas o resultado final é muito melhor. Realizamos muitos trabalhos na posição de condução. Por exemplo, no banco da frente colocamos o nariz do assento para cima e a parte traseira do assento a cerca de dois graus abaixo do normal. Pode parecer pouca coisa, mas realmente transforma o carro. Colocamos motoristas especializados em dinâmica em carros com as duas alternativas e eles voltaram entusiasmados com a mudança. Ainda existe uma margem na regulação do banco, mas o assento está posicionado para que os joelhos fiquem um pouco para cima, uma posição típica na condução de carros esportivos. Faz você pensar de um certo jeito. Nós até medimos digitalmente um dos cães dos meus engenheiros Roly, um golden retriever para avaliar a facilidade com que os cães poderiam entrar e sair do veículo. Medimos Roly em pé sobre as quatro patas e sentado, porque eu não sei se você sabe, mas cães são mais altos quando estão sentados. AS PESSOAS FREQUENTEMENTE ACHAM QUE ENGENHEIROS LIDAM APENAS COM NÚMEROS E A FÍSICA POR TRÁS DA ENGENHARIA DE UM CARRO, MAS PARA FAZER ISSO DIREITO É NECESSÁRIO ENTENDER O CONCEITO DO CARRO DAVE WALKER, ENGENHEIRO-CHEFE, CONCEITO DO VEÍCULO & E ACONDICIONAMENTO 22 j EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN

GURU DO INFOENTETRENIMENTO Alister Whelan conversa sobre interiores com Dave Walker no Centro de Design ALISTER WHELAN, 40 Trabalho: Chefe do Design Interior Tempo livre: Eu tenho uma Fuji X-T1 com corpo de magnésio. É uma câmera compacta, mas tem muitas lentes e reavivou a minha paixão pela fotografia. Eu tenho uma filha pequena, então eu tiro muitas fotos dela. Oespaço que criamos dentro do carro é tão importante para os designers quanto para os especialistas em acondicionamento. Tudo se resume a encontrar o equilíbrio ideal entre análise métrica, qualidade, espaço e usabilidade. Uma das coisas mais agradáveis para mim no F-PACE foi como mantivemos a sensação esportiva em sua condução. Nós nunca fizemos um carro tão prático antes, e sabíamos que os consumidores consideram a posição de condução atraente nas SUVs, mas mesmo assim queríamos manter a sensação de estar em um Jaguar; por isso colocamos esses contrafortes ao lado do painel central e abaixamos a linha de Riva na parte inferior do parabrisas e a linha do ombro da porta para você sentir que está sentado dentro do carro, e não em cima dele. PETER VIRK, 37 Trabalho: Diretor de Tecnologias Conectadas & Aplicativos Tempo livre: Na verdade, meu emprego é meu hobby. Tenho uma casa conectada e realizo experimentos por lá. Andar de bicicleta é uma forma de clarear as ideias e me dá tempo para pensar. Tenho dois filhos gêmeos, então minha família ocupa boa parte do meu tempo. Odepartamento que eu coordeno não existia três anos atrás. O mundo do consumo está mudando, então se tornou necessário trazer a tecnologia do consumo para o carro. Agora temos 28 pessoas trabalhando em aplicativos e 400-500 no total em infotenimento. A minha equipe enriquece a experiência do usuário com o que chamamos de aplicativos InControl, que funcionam a partir do seu telefone e são projetados na tela do carro em tempo real (aplicativos baseados em HTML5). A tela de infotenimento central foi de sete polegadas para 10,2, e o carro tem de ser projetado para comportá-la esse é o hardware e, então, interagimos com a equipe de design para que nossos gráficos se harmonizem com o tema do interior. Não é mais apenas uma tela de navegação, tem ainda áudio, você pode assistir TV, ela informa o clima e lê artigos de notícias enquanto você estiver em movimento (tudo isso sem te distrair). Queremos criar um sistema híbrido, porque às vezes quando se está dirigindo perde-se a conexão e precisamos de uma experiência que possa ser utilizada online e offline. Por exemplo, o sistema perguntará se você deseja uma certa faixa de música do seu celular ou do Spotify ao invés de simplesmente parar de funcionar e ficar silencioso. O mesmo vale para a navegação, que pode armazenar todos os seus dados em cache enquanto você tiver conexão. EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN j 23