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Jaguar Magazine DESIGN – Brazilian Portuguese

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Im Mittelpunkt der Jaguar Magazine Ausgabe 01-2016 steht DESIGN: Das Themenspektrum reicht von einem formvollendeten Jaguar über innovative Architektur bis hin zu kunstvollen Produkten, die von der Natur inspiriert wurden.

AUTOMOBILISMO QUATRO

AUTOMOBILISMO QUATRO FATOS SOBRE A FÓRMULA E... A Fórmula E traz a corrida automobilística de volta a algumas das maiores cidades do mundo. Nas últimas duas temporadas, Pequim, Cidade do México, Londres, Paris e Moscou ofereceram cenários marcantes ao espetáculo esportivo. DOIS CARROS POR CORRIDA Tal como na Fórmula 1, os carros de corrida não dispõem de combustível, ou, no caso da Fórmula E, bateria suficiente para completar uma corrida inteira. Atualmente, na Fórmula E, as equipes trocam de veículo no meio da corrida. Mas... AJUDA NA BATERIA … baterias projetadas com maior vida útil farão com que a Fórmula E se utilize apenas de um carro por corrida a partir de 2018. O que vai muito bem com a produção de carros elétricos. AJUDA DOS FÃS Uma particularidade extra da Fórmula E tornarão possível a utilização de com que seus pilotos favoritos corram ainda mais. Antes de cada evento, fãs votam via mídia social e os três ganhadores recebem energia elétrica extra para usar como “coringa” durante a corrida. Não esqueça de votar na Jaguar! Veja em: fiaformulae.com HERÓIS DA E COM A JAGUAR ANUNCIANDO NOVOS E EMPOLGANTES PLANOS DE RETORNAR AO AUTOMOBILISMO NA SÉRIE EXCLUSIVAMENTE ELÉTRICA DE CORRIDAS DA FÓRMULA E, A J-MAGAZINE CONVERSA COM O DIRETOR DE EQUIPE JAMES BARCLAY PARA EXPLICAR O QUE VEM A SEGUIR E POR QUÊ... TEXTO: Guy Bird 16 j EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN

Temos um futuro empolgante pela frente e a eletrificação faz parte da estratégia, de modo que, ao adentrar a Fórmula E, estamos confirmando isto”, declara James Barclay, Diretor de Equipe da Jaguar. “O conhecimento e a experiência de nossa equipe de Pesquisa & Desenvolvimento serão cruciais npara o sucesso do programa. De resto, contamos com a lendária equipe automobilística Williams como parceira técnica. Já colaboramos com eles no conceito do C-X75, em 2010; eles fornecem baterias para todos os carros de Fórmula E e estão na vanguarda da tecnologia elétrica. No entanto, isto é um programa automobilístico da Jaguar, o que é crucial; estamos no comando de nosso destino”. Barclay está falando do iminente retorno da Jaguar ao cenário automobilístico no Campeonato Mundial de Fórmula E neste outono competição prestes a iniciar sua terceira temporada e patrocinada pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), o mesmo órgão regulador automobilístico que preside a Fórmula 1. Mas por que motivo a Jaguar está se envolvendo, e por que agora? Barclay continua: “Trata-se de promover a conscientização no que diz respeito a veículos eletrônicos (VEs) e seu desempenho, e nos proporciona uma plataforma para desenvolver tecnologias de eletrificação. A próxima geração de VEs abarcará uma gama que satisfará os requisitos da maioria das pessoas e cobrirá os quilômetros consumidos com energia também. Já do ponto de vista psicológico, há uma mudança de etapa. Muitos países da União Europeia (incluindo o Reino Unido) e alguns estados dos EUA concordaram em parar de fabricar motores de combustão interna até 2050, de modo que há um ponto final no horizonte. Então, trata-se do que virá a seguir; se você conversa com engenheiros de automobilismo, pode constatar que estão incrivelmente empolgados com o imenso potencial de desempenho e estratégia a propósito dos motores elétricos. Esses carros se tornarão muito velozes. O legal desse campeonato é que ele traz o automobilismo ao coração das maiores cidades do mundo, pondo em contato com o esporte parcelas de público que tradicionalmente não teriam acesso a ele. Acreditamos que isso vai atrair não apenas entusiastas tradicionais do esporte, por conta das corridas, mas também novos fãs que vão adorar a tecnologia e a sustentabilidade.” “O incrível é que as corridas só vão melhorar. Estratégias diferentes de motor elétrico e caixa de câmbio significam que os carros terão diferentes forças e fraquezas de desempenho, que tornarão ótimas tanto as corridas quanto as ultrapassagens. O aceleramento linear dos veículos elétricos já é rápido, e conforme a tecnologia vai avançando, esses carros vão dar um imenso passo à frente em termos de desempenho.” “Historicamente, a Jaguar sempre adentrou o universo do automobilismo para aperfeiçoar sua estirpe. O C-Type foi o primeiro a utilizar freios de disco, e as estruturas de alumínio e a aerodinâmica dos D-Types de corrida também acabaram fazendo parte dos veículos de estrada. Poderíamos ter optado por outras formas de automobilismo, mas, no final das contas, a Fórmula E nos pareceu mais atraente.” Mas e o barulho, ou a falta do mesmo? Barclay responde rapidamente que outras pessoas têm se perguntado a mesma coisa: “Muito embora eu não tem coisa que eu ame mais que um V12 acelerando ao máximo, a realidade é que isso não é da Fórmula E. O que está em questão é uma tecnologia muito bacana. Minha opinião é que tentar imitar o barulho seria uma atitude errada.” EDIÇÃO ESPECIAL DESIGN j 17